Projecto ReabSul2 e o seu impacto na performance da HCB


Projecto ReabSul2 e o seu impacto na performance da HCB

São necessários cerca de 220 milhões de dólares americanos para a reabilitação da Central Sul (ReabSul – 2). A HCB dispõe de reservas financeiras suficientes para financiar uma parte do projecto e a parte remanescente será proveniente das suas poupanças anuais, durante o período de implementação do projecto. Assim, é estratégia da HCB, financiar o projecto com base em fundos próprios. No entanto, de forma a oferecer conforto ao empreiteiro deste projecto, com relação à capacidade de pagamento da HCB, foi negociada uma facilidade de financiamento com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no montante de USD 100.000.000,00 que será utilizada como suporte e em caso de necessidade, ao financiamento do projecto.

O projecto foi orçamentado, tendo em conta um marketsurvey realizado pelo Owner’sEngineer do projecto (SIJV), como segue:

  1. Verba para a Empreitada, estimada em 203 milhões de dólares americanos;
  2. Verba para Serviços de Consultoria (OwnersEngineer – SIJV, Technical Interface Coordinator – FICHTNER; Legal Advisor – BOWMANS), estimada em 15 milhões de dólares americanos;
  3. Verba para despesas correntes internas, viatura, viagens, horas/homem, etc., estimada em 2 milhões de dólares americanos.

O projecto encontra-se ainda em processo de procurement, especificamente na revisão pelos financiadores, do relatório de avaliação das propostas técnicas e comerciais recebidas dos concorrentes (consórcio Elecnor&Voith e a AndritzHydro), para a posterior emissão do No ObjectionLetter. Após a recepção do No ObjectionLetter, será iniciado o processo de avaliação das propostas financeiras. Espera-se que, até ao final do mês de Setembro de 2023, esteja concluído o processo de avaliações e identificado o empreiteiro vencedor do concurso, com o qual se irá negociar. Prevê-se que a negociação do contrato esteja concluída até ao final do mês de Outubro de 2023 e a assinatura do contrato seja realizada até Janeiro de 2024. Seguir-se-ão as etapas de preparação, estando o kick-off meeting previsto para Março de 2024 e a mobilização (homeoffice) prevista para meados de Abril de 2024. O início dos trabalhos (Design,Construction Office, Contractor Site Mobilization) está previsto para o mês de Maio de 2024 e a reabilitação do primeiro Grupo Gerador (GG2) está previsto iniciar no mês de Agosto de 2025, estendendo-se até Novembro de 2026. Este período inclui o manufacturing, site works, até ao takingover do Grupo Gerador.

A partir daí, seguir-se-ão as reabilitações dos restantes Grupos Geradores, sendo cerca de 1 ano por Grupo Gerador(site works, commissioning, trial operationandtakingover), mais concretamente:

  1. GG5 de Novembro de 2026 a Novembro de 2027;
  2. GG1 de Novembro de 2027 a Novembro de 2028;
  3. GG4 de Novembro de 2028 a Novembro de 2029; e
  4. GG3 de Novembro de 2029 a Novembro de 2030.

A implementação do projecto irá impactar na performance da empresa nas seguintes vertentes:

  1. (Negativo): Redução de Receitas, devido à operação com menos 1 Grupo Gerador durante 5 anos, podendo ser mais, no caso de eventual ocorrência simultânea de avarias nos outros Grupos Geradores em serviço;
  2. (Positivo): Aumento da disponibilidade de peças de reserva, devido ao desmantelamento de um dos geradores, sendo que, em caso de necessidade, todas as peças ficarão disponíveis para atender aos restantes Grupos Geradores em serviço.