
Hidroelectricidade
Projectos de engenharia de cahora bassa
COMPLEXO HIDROELÉCTRICO DE CAHORA BASSA
O Complexo Hidroeléctrico de Cahora Bassa, em operação desde 1975, cerca de 40 anos de existência, comporta uma variedade de infraestruturas de engenharia que possuem características e funções distintas, contudo, funcionando de forma integrada e agregada para responder ao desafio de produção de uma energia limpa, fiável e de padrões internacionais. A Barragem de Cahora Bassa, a Central Hidroeléctrica, a Subestação Conversora do Songo e Subestação de Matambo, as Linhas de Transporte HVDC, as Linhas de Transporte HVAC, jogam um papel preponderante no funcionamento do complexo hidroeléctrico de Cahora Bassa, sendo para tal manuseados observando os princípios internacionais para a operação de grandes barragens hidroeléctricas.

PROJECTOS DE ENGENHARIA
Com um foco firme na melhoria contínua e no fornecimento e transporte de energia fiável e de qualidade, a HCB tem como prioridade o desenvolvimento contínuo de Cahora Bassa. Tal inclui melhorar os níveis de desempenho (embora considerando factores ambientais), bem como implementar projectos de engenharia adicionais, com o fim de alcançar os objetivos estratégicos de negócio.
CAPEX Vital 10 Anos: Um plano de reabilitação e modernização que se impõe
O CAPEX Vital 10 Anos é o plano de investimentos da HCB para o horizonte temporal de 10 anos. Este plano inclui os investimentos vitais para o funcionamento do Sistema Electroprodutor (SE) e para a manutenção das operações da empresa e, ainda, os investimentos recorrentes (de substituição, como material informático, viaturas, material de escritório, infraestruturas e equipamentos não vitais).
Saiba mais
Projecto ReabSul2 e o seu impacto na performance da HCB
São necessários cerca de 220 milhões de dólares americanos para a reabilitação da Central Sul (ReabSul – 2). A HCB dispõe de reservas financeiras suficientes para financiar uma parte do projecto e a parte remanescente será proveniente das suas poupanças anuais, durante o período de implementação do projecto
Saiba mais
ProjectoBrownfieldFase 3 e o seu impacto na performance da HCB
São necessários cerca de 345 milhões de dólares americanos para a reabilitação da Subestação do Songo (BF3). A HCB dispõe de reservas financeiras suficientes para financiar uma parte do projecto e a parte remanescente será proveniente das suas poupanças anuais, durante o período de implementação do projecto.
Saiba mais