
Perguntas frequentes
Questões gerais do accionista
O PCA da HCB chama-se Tomás Matola, que foi antes da sua eleição, Presidente da Comissão Executiva do Banco Nacional de Investimentos (BNI), onde exerceu o cargo por 8 anos (2015 – 2023). É licenciado em Gestão, pela Faculdade de Economia, da Universidade Eduardo Mondlane (2004) e tem duas Pós-Graduações pela mesma universidade, uma em Gestão de Negócios em Petróleos e Gás e, outra e Gestão Bancária, acumulando assim, experiência relevante de mais de 15 anos, na área Financeira e de Negócios.
O novo presidente da HCB junta-se aos restantes membros do Conselho de Administração: Nilton Trindade, Ermínio Chiau, Aida Mabjaia, José Munisse, Manuel Tomé e João Conceição.
Segundo os Estatutos da HCB, o mandato do Conselho de Administração é de quatro anos. O mandato do actual Conselho de Administração finda em 2027.
Não. Os accionistas, através de voto onde ganha a maioria, decidirão se a actual administração se mantém ou é alterada quando o mandato terminar.
Para legitimar a sua participação na HCB, deve contactar o seu banco e solicitar uma declaração ou certificado de titularidade das acções. Esta declaração ou certificado detalha o número de acções que possui.
Aconselhamo-lo a solicitar uma declaração ou certificado de titularidade de acções junto ao seu Banco. Esta declaração ou certificado detalha o número de acções que possui.
As informações sobre a HCB poderão ser obtidas na sua website (www.hcb.co.mz), nas páginas oficiais da HCB no Facebook ou Linkendin, bem como através dos jornais, sempre que a HCB comunica factos ou eventos relevantes.
Poderá, também, contactar o departamento de Relação com o Investidor da HCB, pelos números: +258 350 700; +258 85 042 0508 e email: relacao.investidor@hcb.co.mz.
Deve dirigir-se a qualquer balcão do banco onde efectuou a compra de acções e pedir informação acções que detém.
Sim, os accionistas podem adquirir acções adicionais da HCB no mercado secundário. Para obter mais informações, deverá contactar o seu banco. Se, entretanto, o balcão não o souber ajudar, deve consultar as linhas de apoio do seu Banco.
Sim, os accionistas podem alienar ou vender as suas acções mercado secundário. Para tal, devem contactar o seu banco para obter mais informações.
No processo de venda de acções aplicam-se as regras da Bolsa, para o nosso caso a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).
Sim, os accionistas podem adquirir acções adicionais da HCB no mercado secundário. Deve contactar o seu banco para obter mais informações.
Refira-se que o potencial comprador deve também satisfazer os critérios de elegibilidade, nomeadamente ser cidadão moçambicano nos termos estabelecidos pela Constituição da República. Tratando-se de empresas e instituições, o capital social deve ser detido em mais de 50% por cidadãos moçambicanos.
Pode dar ordem de compra ao seu banco preenchendo o respectivo impresso. Quase todos os bancos em Moçambique podem dar/colocar ordens de compra e venda na BVM.
O accionista não tem responsabilidade sobre a empresa.
A HCB tem acesso à informação que a BVM providencia que é tratada de forma confidencial e aos dados que os próprios accionistas lhe fornecem.
As questões de transferência de acções de um titular para outro devem ser tratadas no banco onde as acções estão depositadas. Pode também ligar para a BVM para solicitar apoio.
As questões de transferência de acções de um titular para outro, incluindo situações de falecimento do titular, devem ser tratadas no banco onde as acções estão depositadas. Pode também ligar para a BVM para solicitar apoio.
Segundo a literatura financeira, vários factores podem determinar o preço das acções, nomeadamente:
- Variáveis macroeconómicas (crescimento do PIB; taxas de juros; desemprego; disponibilidade de crédito; índice de inadimplência; liquidez; inflação; preço das commodities; etc.):
- Variáveis de mercado (oferta e demanda; bolhas especulativas;…);
- Variáveis sectoriais (volatilidade; histórico de variações; risco; quantidade de acções; especulação; tamanho do sector;..); e
- Variáveis directas (comportamento e reputação da empresa; dividendos; saúde do negócio; capacidade de gerar lucro e produzir empregos; facturação; tendência de crescimento).
No caso da HCB, as variáveis directas, são favoráveis, na medida em que a empresa paga dividendo há mais de 10 anos, tem uma reputação imaculada, fruto na sua inserção no mercado e na comunidade, sendo o ORGULHO DE MOÇAMBIQUE, e gera lucros com tendência crescente, tornando-se difícil apurar o que, de facto, estaria a afectar negativamente o preço da acção. Entretanto, somos de pensar que os desafios com que o mercado doméstico se debate de 2019 a esta parte, marcados, por um lado, pela pandemia da covid19, que afectou a economia à escala planetária, e, por outro, pela crise mundial mais recente provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, têm sido o calcanhar de Aquiles para o mercado com um todo, e o de capitais em particular. Refira-se que as acções já atingiram um máximo de 13.75 Meticais e o mínimo de 1.50 Meticais por acção.
Sim, está planeada a colocação dos 3.5%, entretanto não podemos avançar qualquer data, atendendo que, de momento, ainda estamos a trabalhar no processo de planeamento. De referir que a empresa adopta uma abordagem prudente e prosseguirá com a próxima fase de colocação de acções no mercado com base numa série de factores, incluindo o comportamento do mercado, as condições económicas, entre outras.
Os 3.5% de acções de acções próprias serão colocadas a venda, numa data a anunciar.
Internamente ainda não encontramos razões objectivas que justifiquem um preço da acção abaixo dos 3.00 Meticais então vigentes aquando da OPV.
O que se pode afiançar é que a empresa continua a apresentar uma excelente saúde financeira atestado pelos indicadores de liquidez, solvabilidade, autonomia financeira, entre outros; tem pago dividendos há mais de 10 anos; o rácio de dividendos por acção tem mostrado um crescimento notável (do exercício económico de 2021 para o de 2022, o rácio cresceu 23.4%%); continua empenhada na renovação e modernização do seu parque produtor; está engajada em outros projectos estruturantes no sector de energia como o da Hidroeléctrica de MphandaNkuwa, que, quanto a nós, vai significar para os accionistas uma oportunidade de ver o seu investimento a valorizar-se no logo prazo; está também a estudar formas de diversificar o portefólio e embarcar para novos negócios, o que não deixa de ser uma oportunidade de valorização do investimento dos nossos accionistas no futuro.
Olhando para o mercado, por exemplo, notamos que o mesmo apresenta uma liquidez ainda ténue, o que afecta não só a HCB, como também outras empresas cotadas na BVM. Deste modo, se associarmos a liquidez do mercado, ao nível de literacia financeira que ainda é incipiente, bem como outras variáveis macroeconómicas (inflação, taxas de juro, preço das comodidades…) e a pandemia da Covi19, talvez encontremos as razões objectivas para este estado de coisas.
Para terminar, há que sublinhar que o investimento na bolsa é um investimento de longo prazo e, contrariamente a outros como os bonds, DP´s, os ganhos (dividendos + capital) podem não acontecer imediatamente, o que dado ao desconhecimento, também pode ser a razão da insatisfação dos investidores.
Dividendos
Os dividendos relativos à actividade de 2022 serão pagos no dia 01 do mês de Junho. Os valores serão depositados na conta que foi fornecida pelo accionista no momento da compra das acções. Para obter mais informação relacionada com o recebimento de dividendos, entre em contacto com o seu banco.
Para o exercício económico de 2022, a HCB aprovou em AG a distribuição aos seus accionistas de um dividendo por acção de 0.156 Meticais (zero virgula cento e quarenta meticais), o que resulta de uma distribuição de 44.92% do seu lucro líquido.
A HCB tem a política de distribuir dividendos todos os anos em que há lucro. Salvo deliberação em contrario da AG, segundo os seus estatutos, a HCB deve distribuir um dividendo obrigatório de 25% do lucro distribuível do exercício.
A HCB tem a política de distribuir dividendos todos os anos em que há lucro. Salvo deliberação em contrario da AG, segundo os seus estatutos, a HCB deve distribuir um dividendo obrigatório de 25% do lucro distribuível do exercício.
A decisão da data de pagamento dos dividendos é tomada na Assembleia Geral. Deve consultar o website da HCB (www.hcb.co.mz) ou as páginas oficiais da HCB no Facebook ou Linkedin para saber do quando é que a empresa irá anunciar a data da realização da Assembleia Geral. Os resultados anuais de 2021foram publicados nos jornais de maior circulação, na websiteda empresa (www.hcb.co.mz) e nas redes sociais (páginas oficiais da HCB no Facebook ou Linkedin). Os dividendos atinentes ao exercício económico de 2022serão pagos no dia 01 domês de Junho de 2023.
Deverá confirmar no seu extractobancário após a data anunciada da distribuição dos dividendos. Se não encontrar registo de qualquer operação bancária, deve contactar o seu banco, que irá investigar e resolver a questão. Ao contactar o banco, deverá estar munido da sua identificação bem como do certificado de titularidade das acções, de modo a facilitar o processo.
Pode obter-se informações sobre a distribuição de dividendos no website da HCB (www.hcb.co.mz) e nas páginas oficiais da HCB no Facebook e no LinkedIn. Refira-se que esta informação é também divulgada através da Rádio, Televisão e Jornais de maior circulação.
Não. Deve estar atento ao website da HCB (www.hcb.co.mz) e às páginas oficiais da HCB no Facebook e no LinkedIn. Entretanto, de acordo com os seus estatutos, a HCB deve distribuir dividendos obrigatórios de 25% do lucro distribuível do exercício, salvo deliberação em contrario da AG. Este valor é depois dividido pelo número de acções da empresa. Quanto mais acções tiver, mais dividendos recebe.
Para calcular o valor líquido do dividendo a receber, deve multiplicar o número das suas acções pelo valor dos dividendos por acção. Disso resulta o valor (dividendo) bruto do qual se deduz 10% da taxa liberatória, em sede do IRPS e IRPC e outros encargos bancários.
A retenção dos 10% da taxa liberatória é feita pelo Banco que, posteriormente, procede o seu pagamento à Autoridade Tributária.
Apurados os resultados líquidos de determinado exercício, analisam-se os desafios da empresa a nível da operação, manutenção, investimentos e demais compromissos e responsabilidades e se apresenta, em sede da AG, a proposta da aplicação dos resultados. É neste contexto que a AG toma a decisão sobre o dividendo a distribuir. Entretanto, segundo os seus estatutos, a HCB deve distribuir dividendos obrigatórios de 25% do lucro distribuível do exercício, salvo deliberação em contrário da AG.
Anualmente, bastando que a empresa tenha lucros distribuíveis e não haja deliberação em contrário da AG.
Deverá tratar com o banco onde está a conta de domicílio dos seus títulos presentemente. O banco dará uma ordem a BVM, para que os títulos sejam transferidos para outro banco.
Assembleia Geral
A próxima AG não tem data ainda, entretanto, a última teve lugar no dia 27 de Maio de 2022.
Poderá consultar o website da empresa (www.hcb.co.mz), ou recorrer aos seguintes contactos: números de telefone: +258 21 350 700; +258 85 042 0508; ou pelo email: relação.investidor@hcb.co.mz.
Os accionistas devem cumprir todas as formalidades que os habilitem a participar na reunião da Assembleia Geral, designadamente apresentar uma declaração ou certificado emitido pela instituição de crédito/banco onde as acções encontram-se depositadas em contas de registo da titularidade. Essa declaração deve ser entregue até ao 8º dia que antecede a hora marcada na primeira convocatória para a reunião da Assembleia Geral, ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral (PMAG).
Deve apresentar a declaração da titularidade das acções ao PMAG até ao 8º dia que antecede a hora marcada na primeira convocatória da AG. No dia da AG, deve portar um documento de identificação para efeitos de confirmação da sua identidade.
Deve contactar telefonicamente o seu banco para obter a informação adicional.
Sim, pode indicar alguém. Deve preparar uma carta mandadeira dirigida ao PMAG até as 10h do dia útil anterior a reunião. Entretanto, até ao 8º dia que antecede a hora marcada na primeira convocatória para a reunião da AG, deve entregar a declaração da titularidade das acções.
A votação tem lugar durante a reunião e não há oportunidade de votar antes ou depois da reunião. Aconselha-se a enviar um representante, que pode votar em seu nome.
Sim. No dia da AG deve portar um documento de identificação para efeitos de confirmação. Contudo, deve garantir que antes apresentou a declaração da titularidade das acções ao PMAG até ao 8º dia antes da realização da AG. Deverá assinar o livro de presenças, indicando o seu nome, domicílio, bem como quantidade, categoria e série das acções.
A participação de cada accionista na AG é a expensas próprias.
Todos os accionistas tem o direito a palavra devendo solicitar permissão ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
A HCB emite uma comunicação sobre a forma de participação, considerando as restrições impostas pela Covid 19, ou calamidade em questão.
Pode solicitar a Acta da AG, recorrendo aos seguintes contactos: números de telefone: +258 21 350 700; +258 85 042 0508; ou pelo email: relação.investidor@hcb.co.mz.
Refira-se que a HCB publica nos seus canais (website, sua página no Facebook e Linkedin) as conclusões da reunião, incluindo os valores dos dividendos a pagar.
Há sim, mas a seu tempo a HCB irá comunicar o formato da participação. Depende da situação relacionada com a prevenção da COVID-19 ou outras calamidades, bem assim do número de accionistas que deverão manifestar vontade de participar.
Pode consultar o website da empresa (www.hcb.co.mz) ou entrar em contacto com o Gabinete da Relações com Investidores pelo email: relaçao.investidor@hcb.co.mz ou ligar para os números: +258 350 700; +258 85 0420 508. A convocatória para a AG é publicada nos jornais de maior circulação, sendo também depositada no website da empresa (www.hcb.co.mz) e nas páginas das redes sociais da empresa, Facebook e Linkedin.
Um assistente pode acompanhá-lo à reunião. No entanto, a pessoa que o acompanha não será autorizada a participar na reunião.
Divulgação e Comunicação
A HCB comunica com os seus accionistas através do seu website (www.hcb.co.mz) , da sua página de Facebook ou Linkedin, através das televisões, rádios ou jornais. Para divulgação de resultados anuais e outras informações relevantes e do interesse do accionista, recorre também aos roadshows e webinars.
Através do website da HCB (www.hcb.co.mz), do website da BVM (www.bvm.co.mz) ou entrar em contacto com o Gabinete de Relações com Investidores através dos contactos seguintes contactos: números de telefone: +258 21 350 700; +258 85 042 0508; ou pelo email: relação.investidor@hcb.co.mz.
No website da empresa (www.hcb.co.mz) ou pode solicitar através do email do Gabinete de Relações com Investidores (relaçao.investidor@hcb.co.mz) ou ligar para os seguintes números: +258 350 700; +258 85 042 0508.
- O Relatório e Contas (RC) pode ser encontrado na sede da empresa, província de Tete, Vila do Songo ou nos Escritórios de Maputo, Av. 25 de Setembro n°420, Prédio JAT 1, 6° andar e também no website da empresa (www.hcb.co.mz).
- O pedido de RC é feito mediante a apresentação da titularidade das acções.
- As Demonstrações Financeiras resumidas da empresa são publicadas nos jornais de maior circulação na véspera da Assembleia-Geral.
- Pode também encontrar as Demonstrações Financeiras Resumidas e o RC no website da empresa (www.hcb.co.mz).
Poderá consultar o Gabinete de Relações com Investidores, através dos contactos seguintes contactos: números de telefone: +258 21 350 700; +258 85 042 0508; ou pelo email: relação.investidor@hcb.co.mz.
A HCB publica as suas Demonstrações Financeiras Resumidas nos jornais de maior circulação, sendo o mesmo documento disponibilizado no seu website (www.hcb.co.mz).